A Câmara de Vereadores aprovou hoje projeto de lei que autoriza a Prefeitura a contratar financiamento de até 70 milhões de dólares (R$ 170 milhões) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para obras de macrodrenagem da bacia do rio Itaum-Açu e construção do Parque de Lazer e Recreação do Piraí.
As obras fazem parte do Viva Cidade II, que é continuação do projeto Viva Cidade I. De acordo com a diretora executiva da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Carla Cristina Pereira, o Viva Cidade I foi encerrado em maio e teve obras de drenagem do rio Morro Alto e do rio Mathias, que está agora em execução.
Segundo a diretora da Seplan, as obras de macrodrenagem da segunda etapa do Viva Cidade vão fazer o controle de inundações na zona sul de Joinville, na bacia do rio Itaum-Açu. “Será implantada rede de esgotamento sanitário”, afirmou. O custo da obra vai ser de aproximadamente R$ 104 milhões.
Sobre o Parque de Lazer e Recreação do Piraí, Carla afirmou que ele terá infraestrutura adequada para lazer. “O objetivo é retirar a população que usa as nascentes dos rios Piraí e Cubatão para tomar banho [na Área de Prevenção Ambiental Dona Francisca] o que afeta a qualidade da água que é a usada para consumo da população”, disse.
O Projeto de Lei segue agora para sanção ou veto do prefeito Udo Döhler. Por se tratar de empréstimo em banco internacional, o financiamento tem que ser analisado no Congresso. Se aprovado, o contrato deve ser assinado até o final do ano, e depois começam os estudos de impacto ambiental. As obras devem começar em meados de 2017.
Foto de Sabrina Seibel