A Câmara de Vereadores aprovou hoje projeto de lei que autoriza a Prefeitura a contratar financiamento de até 70 milhões de dólares (R$ 170 milhões) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para obras de macrodrenagem da bacia do rio Itaum-Açu e construção do Parque de Lazer e Recreação do Piraí.

As obras fazem parte do Viva Cidade II, que é continuação do projeto Viva Cidade I. De acordo com a diretora executiva da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Carla Cristina Pereira, o Viva Cidade I foi encerrado em maio e teve obras de drenagem do rio Morro Alto e do rio Mathias, que está agora em execução.

Segundo a diretora da Seplan, as obras de macrodrenagem da segunda etapa do Viva Cidade vão fazer o controle de inundações na zona sul de Joinville, na bacia do rio Itaum-Açu. “Será implantada rede de esgotamento sanitário”, afirmou. O custo da obra vai ser de aproximadamente R$ 104 milhões.

Sobre o Parque de Lazer e Recreação do Piraí, Carla afirmou que ele terá infraestrutura adequada para lazer. “O objetivo é retirar a população que usa as nascentes dos rios Piraí e Cubatão para tomar banho [na Área de Prevenção Ambiental Dona Francisca] o que afeta a qualidade da água que é a usada para consumo da população”, disse.

O Projeto de Lei segue agora para sanção ou veto do prefeito Udo Döhler. Por se tratar de empréstimo em banco internacional, o financiamento tem que ser analisado no Congresso. Se aprovado, o contrato deve ser assinado até o final do ano, e depois começam os estudos de impacto ambiental. As obras devem começar em meados de 2017.

Foto de Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui