A Câmara de Vereadores de Joinville aprovou hoje (22), em dois turnos, os projetos de lei que renovam convênios da Prefeitura com o Instituto Vida de Assistência à Saúde para contratação de médicos terceirizados para o Hospital Municipal São José (HMSJ). Os dois textos prorrogam por mais seis meses a contratação de ortopedistas e de médicos plantonistas.

Os PLs 129 e 130/2015 haviam sido aprovados mais cedo na Comissão de Finanças. O procurador do Trabalho Guilherme Kirtsching esteve na reunião da Comissão, conforme requerimento aprovado nesta segunda-feira (22). De acordo com o procurador, quando a liminar que proibia a realização do convênio foi derrubada, em maio de 2014, a Secretaria de Saúde de Joinville argumentou que naquele momento não havia como atender os pacientes na fila de espera para consultas e procedimentos cirúrgicos. “O direito à saúde do cidadão teria, então, que preponderar”. Entretanto, segundo ele, já se passou um ano e a Prefeitura não tomou medidas para resolver o problema. “Além de irregular, a situação não trouxe os resultados esperados”, disse. 

Quando foi aprovado pela primeira vez, em maio de 2014, o convênio foi questionado por uma ação civil pública. A segunda Vara do Trabalho impediu a realização do convênio, mas depois a liminar foi derrubada. 

Também na reunião da Comissão de Finanças, o vereador Maurício Peixer (PSDB) argumentou que já foi realizado concurso público para contratação de médicos, mas as vagas não foram preenchidas. “Nós vereadores queremos o atendimento da saúde para a comunidade. O que chega a nós são as reclamações de fila de espera e de não atendimento, que nós queremos resolver. Quando aprovamos o convênio estamos apenas autorizando o Executivo a resolver esses problemas”, afirmou.

Leia mais sobre o assunto:

Convênios Instituto Vida: MP do Trabalho será convidado para debate
Terceirização de médicos no São José gera polêmica e volta à pauta de Finanças na 2ª feira
Aprovada contratação de ortopedistas
CVJ aprova convênios da Prefeitura
Vereadores aprovam convênio de Secretaria da Saúde com empresa privada
Comissões deliberam contratação de médicos

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário