O diretor de formação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Petróleo (Sindipetro PR/SC), Jordano Márcio Zanardi, falou sobre o preço dos combustíveis na tribuna livre da sessão desta quarta-feira (2). Segundo ele, o governo federal tenta confundir a população ao colocar a culpa do aumento dos combustíveis nos tributos estaduais, que, em geral, não tiveram suas alíquotas elevadas nos últimos dez anos.

De acordo com Zanardi, a culpa da alta dos combustíveis está no PPI, sigla para Preço de Paridade de Importação, que redistribui lucros para acionistas, parte deles estrangeiros, penalizando o consumidor brasileiro. O PPI foi instituído no governo de Michel Temer (MDB), e mantido por Bolsonaro (PL), e leva em conta a cotação do dólar, do barril de petróleo, entre outros custos.

“Mesmo a Petrobras produzindo em território brasileiro 80% do combustível, nós pagamos como se ele fosse importado”, explicou o diretor. Ele pediu à Câmara que atue cobrando o fim do PPI.

Eletrobras

Também usou a tribuna o presidente do Sindicato dos Eletricitários do Norte de Santa Catarina, Wanderlei Lenartowicz, que falou sobre o julgamento do processo no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a capitalização da Eletrobras, autorizada em medida provisória, no ano passado, pelo Congresso Nacional.

Na opinião do sindicalista, privatizar a Eletrobras é um “crime de lesa-pátria”, uma vez que o valor de avaliação está abaixo do valor real. O sindicalista também disse que a desestatização da Eletrobras prejudicaria a população, fazendo o preço da energia subir.