Os vereadores da Comissão de Economia se reuniram nesta segunda-feira (28) com o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), Luis Carlos Moreira da Maia, para discutir o processo de transferência da administração da Central de Abastecimento de Joinville (Ceasa) do município para o estado. A unidade de Joinville era a única em Santa Catarina que ainda estava sendo administrada por uma prefeitura.

De acordo com Maia, um termo de gestão compartilhada entre o município e o governo do estado foi assinado. No entanto, o governo estadual só assumirá a administração após a reforma de um pavilhão, que ficou a cargo do município. A obra será concluída em janeiro de 2024, informou o presidente do Comder.

Dentro do complexo da Ceasa, a Prefeitura pediu à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para seguir à frente da gerência do banco de alimentos. Para o presidente do Comder, grandes e pequenos empresários serão beneficiados.

Atualmente, todos os supermercadistas que têm verdureira, por exemplo, se deslocam para Curitiba para comprar hortaliças, legumes e frutas, afirou Maia. “Sabemos que existe essa demanda. Os nossos comerciantes só não compram aqui porque não existe essa possibilidade”, admitiu.

Depois que terminar o prazo para obras, áreas denominadas “boxes” e “pedras” serão destinadas à comercialização e armazenamento de produtos. Os produtores rurais interessados em comercializar sua produção de forma gratuita precisam fazer um cadastro e pagar uma taxa de uso diário da pedra. Já os boxistas conseguem ocupar um espaço por meio de licitação.