Vereadores da Comissão de Urbanismo visitaram nesta terça-feira (29) a Estação de Tratamento de Água (ETA) Piraí, no bairro Vila Nova, que receberá investimento de R$ 50 milhões para obras de modernização, principalmente para evitar episódios de falta de água na zona sul. O dinheiro faz parte de um pacote de um empréstimo de 45 milhões de euros (R$ 237 milhões) para saneamento do município que a Câmara aprovou neste mês.

Wilian Tonezi (Patriota), Neto Petters (Novo) e Adilson Girardi (MDB) foram guiados pelo presidente da Companhia Águas de Joinville, o engenheiro químico Giancarlo Schneider, e pelo gerente da companhia Jean Tragibo.

Visita Vereadores ETA Piraí

A estação, construída em 1955, leva água tratada do rio Piraí a 160 mil joinvilenses dos bairros Vila Nova, São Marcos e outros da zona sul. As últimas obras de modernização na ETA datam de 1992. Se chove por longos períodos ou é preciso fazer manutenção ou a distribuição de água é interrompida momentaneamente.

Com a reforma, um novo reservatório tornará possível continuar abastecendo a cidade mesmo nesses momentos. Além disso, a verba será usada para preservar o manancial e a vegetação do entorno. As obras devem começar no ano que vem e terminar até 2025.

“É um dinheiro com que a gente vai conseguir acelerar a qualidade de produção da água, melhorar a segurança, e ainda proteger a vegetação do parque”, explicou Jean Tragibo.

“Hoje Joinville não tem uma capacidade de armazenamento que possa permitir que a companhia faça as manutenções, a questão da água é um problema que a gente vive sempre, toda semana a gente tem notícia de falta d’água por uma questão de manutenção”, afirmou Wilian Tonezi, que sugeriu a visita. “Vendo o prédio aqui a gente vê que é necessário que seja feito investimento, até para a melhoria do sistema, para que daí, futuramente, a gente não fique sem água na nossa cidade”, completou o vereador.

Visita Vereadores ETA Piraí

Empréstimo

No último dia 14, os vereadores aprovaram a proposta da Prefeitura que autorizou a Companhia Águas de Joinville a contratar um financiamento de obras junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no valor de 45 milhões de euros.

O objetivo, segundo a companhia, é atingir as metas de universalização previstas no marco regulatório do saneamento básico, introduzido por meio da Lei Federal nº 14.026/2020.

Para atingir a universalização, a empresa tem o desafio de, até 2033, garantir abastecimento de água a 99% do município, além de fazer com que o serviço de coleta de esgoto alcance 90% dos joinvilenses. Atualmente, o índice de cobertura do serviço de esgoto em Joinville é de 41%.

Também integram a Comissão de Urbanismo o seu presidente Diego Machado (PSDB) e Sidney Sabel (Democratas).