A Câmara de Vereadores de Joinville entregou nesta terça-feira (8), em sessão solene, o título de Cidadão Benemérito ao cantor lírico Douglas Roberto Speckhahn. A sessão solene foi proposta pelo vice-presidente da CVJ, Érico Vinicius (Novo), e contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo (Secult), Guilherme Augusto Heinemann Gassenferth, que representou o prefeito Adriano Silva (Novo).

O joinvilense Douglas Speckhahn, mais conhecido como Douglas Hahn, canta em corais desde os 14 anos de idade. Em 1994 era aluno da Casa de Cultura em Joinville e foi convidado a ter aulas regulares em Curitiba, onde trilhou sua formação vocal com os professores Neyde Thomas e Rio Novello.

Em 1996 estreou em Florianópolis com a ópera “Il Guarany”. Foi nos teatros e salas de concertos que ele iniciou a sua trajetória profissional, tendo acumulado mais de 45 papéis ao longo de sua carreira.

Cidadão Benemérito Douglas SpeckhmanNa Itália, estreou com Don Giovanni e Lá Bohème no teatro Comunale di Adria. Na sala São Paulo, junto a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, atuou com a Oitava Sinfonia de Mahler.

Recentemente, Douglas atuou em três montagens na capital paulista, como na ópera “Aida”, de Guiseppe Verdi, no Teatro Municipal de São Paulo. Apresentou-se ainda na “La Traviata”, interpretada pela Camerata Florianópolis.

Além da atuação nos palcos, Hahn também se dedica à formação de novos cantores líricos. Na sociedade Harmonia Lyra, contribuiu na elaboração e criação de projetos culturais, visando à formação de plateia e difusão da música erudita por meio de projetos como “Interlúdio”, dedicado à música de câmara, e o “Festival de Ópera de Joinville”, atuando também como diretor artístico do evento.

Douglas Hahn, profissional comprometido e talentoso, prestou uma imensa contribuição para a cidade na área cultural, sendo merecedor desta homenagem, com o título de cidadão benemérito de Joinville.