O uso de máscaras que impeçam a identificação de participantes de manifestações populares pode ser proibido em Joinville caso o Projeto de Lei nº 53/2014 seja aprovado. Dorval Pretti apresentou o projeto em 25 de março e desde então o texto aguarda encaminhamento para as comissões de Legislação e de Participação Popular.

A proposição foi elaborada a partir da preocupação do parlamentar com possíveis desvirtuamentos das manifestações. “As manifestações são legítimas e necessárias. Mas podem abrigar pessoas que não estão reivindicando seus direitos. E é preciso evitar em Joinville situações de vandalismo, porque sempre há mal-intencionados nesses momentos”, disse Pretti.

O vereador está ciente de que o projeto pode causar polêmica, mas entende que são os vândalos que usam máscaras. O texto prevê exceções. Conforme Pretti, foliões de carnaval, religiosos que utilizem, por costume, véus, máscaras ou artefatos que escondam o rosto, profissionais como policiais de choque, médicos e enfermeiros não estariam entre os alvos do projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui