Na tarde desta quinta-feira (4), os vereadores da Comissão Especial de Saúde deram continuidade às visitas às unidades públicas de saúde de Joinville. Dessa vez, a vistoria foi na Unidade de Pronto-atendimento Leste, no bairro Aventureiro.

De acordo com os vereadores, a estrutura é melhor preparada do que a do PA Sul, visitada na semana passada. Alguns dos diferenciais em relação a outras unidades são o laboratório para exames e análises, e uma televisão na recepção que informa o tempo de espera para atendimento. “Se conseguíssemos replicar essas possibilidades em outros PA, seria positivo”, pontuou Neto Petters (Novo).

Os vereadores apuraram que 101 pessoas estavam em atendimento durante a visita. Além disso, 688 atendimentos foram realizados nas últimas 24 horas anteriores à visita, com um tempo de espera médio de três horas. A contabilização do tempo inicia no momento em que o paciente pega a senha e termina ao ser liberado pelo médico.

Segundo os funcionários do PA Leste, na segunda-feira, dia de pico de atendimento, o número de pacientes chega a 1.100, sendo 500 a quantidade suportada. Os atendimentos aumentaram consideravelmente no mês de março, quando passaram de 500 para mais de mil nas segundas-feiras, em média.

Outro ponto observado foi a quantidade de atendimentos por dengue, que chegam a 60% do total de pacientes. Em comparação, o PA Sul tem uma porcentagem quatro vezes menor, com 15% dos atendimentos relacionados a dengue.

Ainda foi constatado que o PA Leste não realiza atendimentos cirúrgicos, por dificuldade de escala de cirurgiões entre as outras unidades.